sábado, 26 de julho de 2014

21 PADRÕES HIPNÓTICOS PARA APLICAR EM SEUS NEGÓCIOS




Este artigo é uma adaptação do escrito por Anderson Chipak no site escoladinheiro.com e se não fosse excelente eu não o escreveria aqui.

Recentemente comecei a estudar neurolinguística (estou cursando meu primeiro curso extensivo) e padrões de comunicação sugestivos, e em meus estudos li este excelente artigo.

 A maneira mais efetiva de influenciar uma pessoa, é ela não saber que esta sendo influenciada, ela achar que esta criando sua opinião própria enquanto na verdade esta sendo induzida, esse processo se chama de sugestão indireta..

Essa sugestão faz com que pessoas comprem o que não precisam e outras coisas que acontecem o tempo todo.. E estamos sempre sendo influenciados MESMO sem perceber - uma merda - se você é quem esta sendo influenciado...

O seu Cérebro é capaz de tornar real coisas que não existem, e agora todos vão concordar quando estamos dormindo e sonhamos que estamos caindo e acordamos com um frio na barriga, ou chutamos uma bola sonhando e realmente a chutamos!!! E os meninos porem relatar algo mais.. Isso é seu cérebro criando verdades hipnóticas e seu corpo respondendo a elas.. ótimo! E se alguém colocar essa verdade hipnótica discretamente em você?

UM CARA CHAMADO MILTON  ERICKSON

A hipnose a muito tempo esta na história, porém foi  Milton Erickson a primeira pessoa que se tem conhecimento de usar a hipnose para cura de seus pacientes, percebeu Erickson que a hipose somente funcionava se fosse feita da maneira perfeita, e ele criou técnicas que induziam o transe hipnótico em pessoas conscientes, acordadas. Notou que o cérebro pode ser guiado de maneira que fique mais receptivo a certas sugestões. Dessa forma, mesmo acordada uma pessoa poderia ser curada de suas fobias e problemas do passado em menos de uma hora ou aceitar as mais variadas sugestões.

M. Erickson revolucionou a área da psicologia e era tão incrível que conseguia induzir uma pessoa a levantar o braço enquanto conversava com ela, sem que ela notasse que estava com o braço naquela posição.

A sua técnica atua direto no inconsciente, que é a parte mais atenta e menos controlável. Se uma pessoa triste tenta se mostrar animada, sua mente capta essa mensagem. Se uma pessoa arrogante tenta se mostrar humilde, sua mente logo capta essa mensagem. É aquela sensação de ter um ``Sexto Sentido``. Muitas outras técnicas de Erickson não ha explicação para mente consciente, porém ele consegue com sucesso o resultado desejado dizendo ``faz perfeito sentido para mente inconsciente``.

Dois princípios(básicos):

- O cérebro não processa a palavra não. Por Exemplo, se eu disser: não pense em um elefante branco com a bunda virada para você. O que acontece? Primeiro você pensa para depois tentar se iludir que não vai pensar..  Viu o potencial disto??? A palavra ``não`` utilizada com sabedoria pode fazer milagres.

- Na hipnose existem os chamados comandos embutidos. Eles são responsáveis por burlar a mente consciente (que é extremamente crítica) e chegar ao nível inconsciente, onde é possível fazer sugestões. É nesse nível que ganhamos a confiança das pessoas e as influenciamos.

Vamos aos padrões.

1 - Eu não lhe diria_______, porque...

Mesmo que eu coloque essa frase na negativa, de qualquer forma já dá a entender o que estou dizendo. A negativa ``eu não lhe diria`` quebra a resistência e a palavra ``porque`` atribui autoria ao que digo e ao mesmo tempo desvia a atenção de um comando embutido que eu posso colocar posteriormente.
Exemplo: Eu não lhe diria para comprar o X, porque você sabe do trabalho do Fulano e de como você pode crescer com esse curso.

2 - Eu poderia lhe dizer que ______, mas...

Você não poderia colocar nenhuma objeção, já que estou simplesmente comunicando o que eu poderia fazer. O ``mas`` engana a atenção do consciente de forma que podem ser incluídos comandos embutidos sem que haja uma objeção por sua parte.
Exemplo: Eu poderia lhe dizer que o curso X é incrível, mas prefiro que voce descubra por si mesmo.

3- Mais cedo ou mais tarde...

É um dos padrões mais influentes que existem. Ele utiliza o pressuposto do inevitável. Pressupõe-se que algo vai acontecer e não importa o que seja feito.
Exemplo: Mais cedo ou mais tarde, voce vai perceber que o X é o empreendedor que mais cresce.

4- Algum dia (ou algum lugar)

É o mesmo caso do item anterior. Pressupõe-se que isso é algo inevitável. Mais dia ou menos dia, vai acontecer. Então é melhor imaginar isso agora e deixar acontecer.
Exemplo: Algum dia, você ainda fara parte de nossa família, nessa grande empresa de xxxx

5-  Tente Resistir...

Isso pressupõe que qualquer resistência será inútil. Esse padrão contém dois lados: ou o leitor (cliente) tenta resistir, obedecendo ao comando direto ou não resiste, atendendo ao comando indireto. De uma forma ou de outra o comando é passado sem resistência.
Exemplo: Tente resistir a essa incrível proposta de ganhos rápidos com o sistema XXXX

6 - Estou me perguntando se você ______... ou não.

Essa é uma pergunta embutida seguida de um comando embutido. No final. o ``ou  não`` é opcional e serve como uma saída estratégica.
Exemplo: Estou me perguntando se você gostaria de participar do nosso treinamento no final de semana, sem compromisso... ou não.

7- Talvez você não tenha____, ainda...

A palavra ``ainda`` também é algo que indica o inevitável. Já o ``talvez`` funciona como um suavizador. A palavra ``não`` produz exatamente a imagem do que esta sendo negado.
Exemplo: Talvez você não tenha se convencido a comprar nosso livro ainda.

8- Estou me perguntando o que você gostaria de fazer primeiro.
A palavra ``primeiro`` esta contida em uma pergunta embutida. Isso faz o leitor pressupor que ambas as escolhas vão ocorrer de qualquer jeito. O consciente é desviado pela preocupação com a ordem em que vão ocorrer.
Exemplo: Estou me perguntando o que você gostaria de fazer primeiro: fechar a compra do carro ou escolher mais opcionais.

9 - Você vai ________ agora, ou você vai____________?

Assim como no item 8, a pressuposição aqui é que existem apenas as escolhas que forem passadas. Ou seja, a escolha de uma das opções é inevitável.
Exemplo:  Você fará seu cadastro agora, ou aguardara até o dia do evento? Você vai comprar o curso agora ou apenas no último dia?

10- Alguém pode_____, porque...

Este é um padrão chamado de ``lógica sem lógica``. O leitor é obrigado a inventar uma lógica casual entre as orações.
Exemplo: Alguém pode criticar o nosso sistema de ganhos, porque essa pessoa é uma fracassada e sem expectativas.

11 - ....disse(ou dizia)___,``____________``

Você passa seu comando através da citação de alguém.
Exemplo: Já dizia Warren Buffet: ``compre na baixa e venda na alta``

12 .... me disse uma vez, ``_________``

Igualmente ao ponto 11.

13-  Fato, fato, fato, e ....

Essa é uma das sequencias mais eficazes da hipnose. Após uma série da afirmações comprovadas, você faz uma sugestão que terá uma chance muito maior de ser aceita, assim como as demais.
Exemplo: Veja você: esta lendo esse artigo, sobre hipnose, em frente ao computador, pensando como poderá aplicar essas técnicas em seu negócio, e sabe que eu não usaria seu tempo para lhe passar um conhecimento que não fosse extremamente importante.

14 - É fácil _____, não é?

O comando mágico ``não é`` serve para contornar a resistência e transformar um ``não`` em um ``sim``.
Exemplo: É fácil ganhar dinheiro com negócios e produtos inovadores, não é?

15 - Sem sombra de dúvida (ou com certeza)

Alguns advérbios fazem com que a afirmação seguinte seja necessariamente verdadeira, reforçando os comandos embutidos. Advérbios como: com certeza, felizmente, infelizmente, indiscutivelmente, etc.
Exemplo: Indiscutivelmente comprar ações de empresas sólidas trará lucros ao longo prazo.

16- Eu não sei se ________.

Assim como o item 13, este é um dos mais influentes. Nele, a negação disfarça uma pergunta e um comando. É uma forma indireta de passar uma informação diretamente ao inconsciente.
Exemplo: Eu não sei se esta é a grande oportunidade que mudará a sua vida.

17 - Você pode______, não pode

O que torna esse padrão único é o ``não pode?`` no final. Você pode entender como ele suaviza a mensagem e cria uma forte empatia com o leitor não pode?
Exemplo: Você pode se esforçar para ganhar mais dinheiro com ações, não pode?

18 - A gente pode _______ porque...

O ``porque`` dá credibilidade emocional a tudo o que é dito antes. Dessa forma nenhuma resistência é oferecida pela mente consciente.
Exemplo: A gente pode ganhar dinheiro com ações porque o nosso trabalho duro garante que isso aconteça.

19-Quem sabe você gostaria de _______

Os suavizadores são os melhores comandos para tornar sua escrita mais popular e influenciar pessoas. No item 7 eu passei o exemplo ``talvez``. Agora você conta com mais 2 suavizadores ``quem sabe`` e ``gostaria``
Exemplo: Quem sabe você gostaria de se cadastrar em nosso plano de viagens, pois assim você poderia curtir com sua família e amigos.

20- Você provavelmente já sabe...

Essa é uma forma elegante e eficiente de suavizar um comando indireto. O leitor é levado a colocar seu cérebro em ação e buscar qualquer conhecimento sobre o que foi afirmado. Enquanto isso, sua mente inconsciente capta a mensagem do comando embutido.
Exemplo: Você provavelmente já sabe que o sucesso é para todos, mas nem todos são para o sucesso. Por isso a aquisição de nossos cursos pode fazer de você um blogueiro de sucesso.

21 - Estou curioso para saber se...

Este é simplesmente o comando mais utilizado por marketeiros e vendedores de sucesso. É uma forma indireta de fazer perguntas que descia a atenção do consciente abrindo espaço para que sejam passados comandos embutidos.
Exemplo: Estou curioso para saber quando você vai visitar o meu blog e deixar comentários construtivos.


Esses 21 comandos são utilizados pelos mais profissionais comunicadores das maias variadas áreas e você pode aproveitar para testá-los em seu proveito...

Algumas partes deste artigo usei alguns comando hipnóticos. Se você tiver curiosidade, pode dar uma olhada com mais atenção e deixar seu comentário.

Abraço







11 comentários:

  1. Já tinha visto algo a respeito, é bem interessante essa sugestão indireta e o quanto somos influenciados, isso mostra que existe muito há ser explorado na mente humana. Muito bom.
    Abraço

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    1. Muito a ser explorado mesmo, e muitas empresas para atrair clientes já o fazem e gastam milhões com isso todos os anos..

      Abraços Sardinha

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  2. Lembrei da Polishop!

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    1. kkkk verdade - diversas grandes emprsas usam estes padrões para atrais mais o público, além de outros mais específicos como - Auditivos - Visuais e Cinestésicos.

      Abraço Doutor!!!!

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  3. Giga, adicionei seu blog a minha lista, você poderia adicionar o meu?
    aguardo sua visita e comentarios em minhas postagens!

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    1. Não encontrei seu blog, coloque o link por gentileza

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    2. blogdozemoney.blogspot.com.br

      Giga, cade seus resultados de julho? posta o resultado de um trade ai pra eu sapear =D

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    3. Boa tarde José,

      fiquei positivo 34.25 pontos operaando na média uma hora por dia 4 dias por semana mercado E-minis

      a blogoesfera toda coloca resultados etc.. eu apenas opero Day Trade com o indice futuro ES.

      pretendo colocar gráficos detalhados em breve.

      Abraço

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  4. Venho convidar você e seus leitores para aumentar suas chances de sucesso no mercado financeiro e saber mais sobre Investimentos!
    http://www.semanadoinvestidor.com/

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    1. Ia excluir o comentario mas ao olhar o link gostei de algumas figuras, vou deixa-lo no ar.

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