quinta-feira, 17 de julho de 2014

O indicador INFALÍVEL para você lucrar!!! E a razão a qual ninguém te contou antes....





O INDICADOR SECRETO


 O título já diz tudo, existe mesmo um indicador!!!



    BREVE REALIDADE


 Conheço diversos operadores que lucram. Muitos vivem somente da bolsa de valores, outros além da bolsa têm outros investimentos, e a grande maioria que conheci perde dinheiro! 

   Na nossa educação, somos propensos e ensinados a acreditar que existe UM segredo, UM mapa do tesouro, UMA mina de ouro -  algo que faz com que os ricos lucrem e os pobres percam - já classe média viva no limbo com medo da pobreza e da incerteza.

   Com essa crença do ''hollygrail'' são criados livros e programas que prometem entregar o ''segredo dos milionários'' como se fosse uma fórmula secreta, possível de ser lida e transferida. Como se existisse um segredo. Assim pessoas são enganadas com livros cheios de promessas falsas... cursos.. e outras falsas oportunidades...   Mostram fotos de limosines, viagens e carrões... Você conhece algum esquema assim?? Algum esquema de pirâmide?? Monavi? Lyons?? Telex Free?? (você conhece alguém ou alguma empresa assim? Você já perdeu ou conhece alguém que já perdeu dinheiro com isso?


 Agora adivinhe quais são as falsas oportunidades para o  mundo das ações???

   Criam a idéia de que existe um indicador mágico, um indicador que pode te mostrar os set ups ideais, uma estratégia infalível que vai fazer você lucrar, algo simples que da noite para o dia te traga lucros ... E pessoas gastam muito dinheiro em estratégias e indicadores coloridos que não funcionam e tem pouca utilidade.. 



                ...Veja do que são feitos os indicadores...



     Sendo crítico, de que são feitos a maioria dos indicadores??  

     São feitos de cálculos malucos? Sim 

     São baseados em que? No preço!

     Cálculados como? Com o preço!

     O que eu preciso saber então? O preço!

     Indicadores como: MM, Macd, bands, pittforks, EMM, ADL, ADX,CCL, DM, KAMA.... e  outros 99%... são feitos com cálculos e médias sobre o preço das barras do seu gráfico, ou seja, se você coloca gráficos de um minuto, você tem esse cálculo baseado em barras de um minuto, se for em barras de horas o preço será em horas.. Assim em dias... anos... transações, etc.


Sendo assim,

     Se o indicador que é feito para me ajudar é calculado com o preço - ele está no mínimo atrasado, concorda? 

      Pois ele é um cálculo do preço que já passou...
(Se você utiliza análise fundamentalista está dando pulos de alegria agora) 

     Sim, a verdade é que a maioria dos traders que lucram, utilizam frequentemente um gráfico SEM INDICADOR ALGUM!

(Veja diferença de operador novato e de operador experiente!)


                                          O preço da ação é o melhor indicador!


     O que quero dizer com preço?? 

     O preço que é as barras formadas em seu gráfico tem um  ALTO valor de informação. Como:
  
     Áreas de suporte e resistência que indicam locais onde muitas pessoas compram ou vendem os papéis.

     Fortes corridas em uma direção - fracas retrações: indicam momentos de tendência se mais compradores estão entrando em uma ação ou saindo. 

     Quanto mais pessoas compram ela mais ela sobe, quanto mais vendem mais ela cai. Ou seja se você vê fortes corridas  em uma direção e estas corridas começam a ''enfraquecer'' você pode esperar que vá haver uma consolidação ou uma retração.

     Já se você compra um ativo e logo após ocorre uma forte corrida em sua direção, é um excelente sinal de que muitos novos compradores estão investindo neste papel e isso lhe trara lucros e talvez seja uma excelente idéia segurar um pouco mais para vender.

     O preço deve ser o seu indicador máximo de decisão caso você utilize a análise técnica, mesmo warren Buffet que é um fundamentalista nato, utiliza o preço - não comprando papéis quando estão acima de determinado valor.

     Qual o segredo para virar um mestre análise de preço??

     É bem verdade que padrões se repetem, afinal são feitos de pessoas.. E não existe um segredo para isso, e sim muito e  MUITO exercício. Pois quem te falar que lucra desde que começou a investir na bolsa OU é novato... OU é mentiroso.. Quem lucra.. Muito já perdeu... E voltou a analisar friamente seus erros e testar padrões para poder voltar e ganhar do ''mercado''.


Cedo ou tarde vais acreditar nestas palavras


     Você maestrando o preço continuará utilizando indicadores, porém eles serão apenas INDICADORES. Indicando possíveis áreas de compra ou possíveis áreas de venda, mas sua decisão principal de comprar ou vender um papel deve ter junto uma análise fria, (e por fria me refiro analítica e experiente sobre o preço, movimento e característica). O preço de um papel, formará movimentos característicos que serão a vedadeira indicação de compra ou de venda do papel investido.

     Eu entendo que possa parecer vago ler este artigo, é um trabalho árduo e contínuo - muito back testing e horas de simulado são necessárias - para lucrar com o mercado você precisa ser um MESTRE.

     E mestres se formam de batalhas sobrevividas, treinos, planos e virtudes, e você terá que ver oportunidades onde todos choram, e vai ter medo quando todos riem  - frase adaptada de Warren Buffet.

     Minha humilde dica é, não acredite que um indicador vai fazer você lucrar, metade do tempo ele vai funcionar e na outra metade não... Você precisará de algo muito mais importante do que um indicador ou um software mágico para lucrar..

     Aliás você apenas precisa acreditar no mais simples, no movimento sincero do preço da ação

Desejo lucro a todos traders

Abraços

 Giga












19 comentários:

  1. Boa! Na bolsa não existe magia, existe trabalho duro!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Trader autônomo a exatos 6 anos, comecei minha carreira trabalhando na XP e depois de um tempo trabalho para si mesmo.

    Eu te pergunto uma coisa, voce acha que os grandes Bancos, Hedgers, Tesourarias, Fundos, Big Players olham o PREÇO para operar? Voce acha mesmo que para eles faz diferença se o preço bate em um suporte ou resistencia? Eles não olham indicador e nem preço para operar. Eles zombam de quem utiliza grafico.

    Eu sou scalper, faço operações de curto prazo. Fico em uma operação por no maximo 5 minutos, opero somente DI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocë tem TOTAL razão parceiro, Eu me refiro a pequenos operadores que operarm a curto prazo.

      Os Big Players FAZEM o preço, é lógico que para eles áreas de resistencia e suporte são uma piada..

      Vocë é scalper? Um prazer e te-lo aqui. Parabens ainda por ter trabalhado na XP e agora estar trabalhando por conta, tenho certeza que não veio com pouca dedicação e sorte e sim muito esforço

      Eu nao me considero um SCALPER, porém as vezes minhas operacoes se definem como a de um scalper, dependendo da volatilidade do mercado.

      Eu opero o indice E minis e acompanho o momento, e os operadores que eu humildemente conheço que lucram - seguem o preço como indicador - acompanhando a tendencia e o momento.

      Divida suas ideias conosco, coo escolhe seu momento de comprar e vender como scalper?

      abraco

      Excluir
  3. Giga, eu acredito muito na sorte.

    Quanto mais preparados, mais sorte nós temos. hehe

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero a sorte sempre acompanha quem trabalha mais e está mais preparado.

      Excluir
    2. OS!!essa frase e classica e perfeita.. Richard Bandller pai da PNL que disse certo?!?!

      A sorte realmente chega para os preparados!!!!!!

      Excluir
  4. O negócio é seguir uma estratégia que já foi testada e deu certo na maioria das vezes....não sempre, mas na maioria!! Um dia ou outro você perde e ter uma estratégia é crucial, caso contrário, você fica a mercê das emoções e se for assim, no topo voçe compra devido ao otimismo e no vale você vende devido ao pessimismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% verdade - é exatamente onde vejo muitos operadores falharem

      abracos

      Excluir
  5. Giga,

    Você vive de trades? Conte mais sobre a sua rotina, os bastidores, enfim, estamos todos curiosos sobre esse universo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde IL,

    Sempre invento outras coisas.. Viver de trades é monoto (com certeza meus custos se cobrem com minhas operações). Pelo menos para mim - porém conheço pessoalmente outros trades que operam o mercado o dia todo - eu não aguento por muito mais que duas horas=D

    Eu percebi que essa comunidade de blogers são investidores fundamentalistas - então resolvi apenas dividir pensamentos importantes - ajudei alguns traders a lucrarem e vi muitos²³ falharem e todos mais ou menos pelas mesmas razões..

    Antes de poder viver operando acreditava que todos traders eram ricos, porém logo que comecei a viver operando entendi que também é um dinheiro ``suado``. E que não é uma vida de rico, é uma vida apenas com um excelente lifestyle...

    Pelo menos para mim..

    Abraços

    p.s: pretendo começar a disponibilizar alguns gráficos onde inclusive mostra ordens de compra e venda. De operações que lucro... e outras que perco(faz parte)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Bacana, apesar de eu não gostar de análise técnica, mostre o seu material assim mesmo. Como você mesmo disse, temos poucos traders na blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
    2. Análise técnica é uma metafora... e eu por outro lado tenho apreciado muito mais a análise fundamentalista após a iniciação na blogosfera...

      Porém acho que muitos dos operadores fundamentalista que criaram seus blogs após 2009, vão amadurecer muito,ou parar de operar após a primeira crise vista.

      Abraços

      Excluir
  7. Eu entrei no mercado em 2008. Perdi quase tudo na crise. Sem saber nada, achei que era só pela crise, elogo viriam os ganhos, então entrei fundo em 2009, perdi mais ainda. resolvi fazer alguns cursos, e apliquei o que aprendi no mercado, perdi mais, resolvi seguir os mestres na internet, captar o que estavam fazendo. e continuei perdedo. ou já nem tinha mais o que operar. juntei um puco mais e então resolvi fazer meus próprios setups, e continuei perdendo até hj. bem menos é claro. Pois aprendi tanto de mercado, que poderia montar um curso superior a respeito, mas isso nçao me fez ganhar nada. Então esse papo da sorte ai acima, para mim é balela. conheço gente que não sabe de nada, entrou no mercado e atua pela intuição e ganha dinheiro. A sorte sorri para quer á tem, quem não tem não à vê. Esta é minha frase. Eu sei que eu não posso contar com ela. Abcs

    ResponderExcluir